junho 12, 2012

BURUNDANGA E ESCOPOLAMINA - VERDADES E MENTIRAS

A mensagem que menciona suposto caso de assalto com uso da droga burundanga ou escopolamina é mais uma lenda cujos componentes são os de praxe: um pouco de verdade, muitos dados imprecisos e um monte de inverdades.

A mesma mensagem, com pequenas mudanças, como atroca do nome da cidade de Curitiba para Sontghon (Johannasburg) (sic), circula em países africanos de língua portuguesa. Versão em castelhano cita un centro comercial que está en la esquina de avenida Clouthier y Patria na cidade de Guadalajara, México. Outra versão menciona centro comercial em Caracas, Venezuela.

Um das versões em circulação no Brasil é cópia da versão de além-mar e é fácil ver os termos e expressões não usuais no Brasil:
    Quando estava a falar comecei a marcar o número. reacção à droga Estão a traficar rebuçados connosco Actua
Versões que circulam nos EUA mencionam não cartão de crédito e um papel, mas cartão de visita contaminado pela burundanga.

    Escopolamina ou burundanga

      A escopolamina ou burundanga é um alcalóide extraído da solanáceaBrugmansia existente na América do Sul. A planta de nome trombeteiro,Brugmansia suaveolens, existe no Brasil e produz flores em forma de trombeta - daí o seu nome. Outras denominações da planta: babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, trombeta-de-anjo e zabumba-branca. V.Plantamed.com.br.
    Trombeta de anjo, trombeteira
      A palavra burundunga deriva de termo afro-cubano usado por feiticeiros para designar beberagens usadas em rituais. Segundo o saite Jardineiro.net "Sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contém alcalóides que podem provocar vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas."
      O LAFEPE diz que a escopolamina é usada na "...terapia de úlcera péptica, podendo também ser usada no controle da secreção gástrica, espasmo visceral e cólicas de hipermotilidade espasmódica, espasmo vesical, cistite, espasmo pilórico e câimbra abdominal. É utilizada em desarranjo do trato gastrintestinal, reduzindo os sintomas, assim como em disenterias, diverticulites e enterocolites agudas." V. LAFEPE ESCOPOLAMINA ANTIESPASMóDICOS. Se você já tomou o medicamento Buscopan® então já ingeriu uns poucos miligramas de brometo de N- butilescopolamina. Segundo o artigo Intoxicación por escopolamina (‘burundanga’): pérdida de la habilidad para tomar decisiones"Las tribus precolombinas Chibchas se lo administraban a las viudas y a los sirvientes de los jefes fallecidos para enterrarlos vivos junto al cuerpo de aquel." O artigo acrescenta: "La intoxicación por escopolamina se asocia con un cuadro clínico de midriasis, taquicardia, sequedad bucal, visión borrosa, retención urinaria, desorientación, incoordinación en los movimientos y amnesia grave. ... "El fenómeno más intrigante que se encuentra en el caso de intoxicación con burundanga es la conducta sumisa y obediente que presenta la víctima. ... "Durante siglos las plantas del género Datura se han utilizado ampliamente con fines rituales, en chamanismo y en brujería." (V. resumo do artigo Intoxicación por escopolamina... em formato .ppt O artigo El asalto de la burundanga es falso diz, logo em seu título, inexistirem casos de assalto em decorrência do uso da droga. Já o artigo Intoxicación por escopolamina... descreve três ocorrências criminosas. Durante algum tempo, a escopolamina foi usada como soro da verdade. No filme Os Canhões de Navarone (dir. J. Lee Thompson, USA, 1961) há uma sequência em que os vilões da época, os alemães, aplicam a escopolamina em soldado americano ferido para dele obter informações sobre as operações de conquista da fortaleza onde encontravam-se os canhões do título.

      A lenda

      Data indeterminada: No último sábado. Pessoas envolvidas: nenhum nome é citado. Nome do hospital: não sabe. Local: cada versão traz a ocorrência para a cidade ou país do suposto autor da mensagem. Modo de absorção da droga: ... teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficasses lá mais 30 segundos..."  Segundo Burundanga Drug Warning a escopolamina apenas produz efeito após a sua ingestão ou inalação. O simples contato com papel contendo a droga em pó é incapaz de fazer com que ela penetre no organismo e ocasione o estado descrito. A mensagem acrescenta: [A burundanga] Pode ser apresentada em rebuçados, doces, papel, num livro que se abre... um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás.... Alguma outra droga ou substância pode até ser inoculada dessa forma, mas não a escopolamina. A falta de dados precisos impossibilita a confirmação da história relatada que lembra as lendas dobiscoito maligno e do perfume com éter. Conclusão Uma coisa é a existência da droga: ela existe e possui usos medicinais, ritualísticos e também é usada por criminosos. Outra coisa é o caso específico relatado na mensagem: ele não ocorreu. Há relatos de que a droga é utilizada na Colômbia para sedar vítimas de ladrões e sequestradores. Algo semelhante ao que ocorre no Brasil com o golpe boa noite, cinderela. O jornal colombiano Noticias.com.co do dia 02 de novembro de 2010 relata caso do juiz de futebol Óscar Julián Ruiz ocorrido no dia 29 de outubro desse ano. Segundo o jornal, o árbitro foi encontrado inconsciente em sua casa. Outra versão diz que ele foi encontrado em rua do bairro onde reside, na cidade de Villavicencio, Colômbia. Há suspeita de uso da escopolamina para dopá-lo e assaltar a casa dele.

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Nossa! Postaram isso no facebook, fiquei com muito medo, mas com esse relato aqui da página dá pra ver que tem pessoas maliciosas mesmo, que não é bem assim que acontece, no fim vi que nao poderia ser assim tão "real", estava fácil demais para os bandidos assaltarem alguem. Por sorte achei esse artigo que esclareceu melhor e mostrou a verdade sobre a droga. Parabéns.


    Arquivo do blog