fevereiro 27, 2011

Cachoeira Nossa Senhora do Rosário




Entrando na propriedade do Demócrito Pereira e Jack Pereina, fui recepcionado na porteira com muita dedicação, o almoço já estava quase pronto. E por alguns momentos, Jack desconfiou que desse o bolo na cachoeira, mesmo porque havia combinado de ir com ela na sua excursão. A Cachoeira Nossa Senhora do Rosário recebeu o nome em homenagem à santa da cidade que tem um lado muito cristão pelas festas e outro lado totalmente pagão pelas cavalhadas e festas pagãs.

Logo fiz amizade com os quase 40 aventureiros amantes da natureza. Não foi difícil reconhecer o Demócrito: origem humilde, linhagem pirenopolina, seus olhos azuis transbordavam de alegria e satisfação em trabalhar com a preservação daquela região e demonstrar com detalhes tudo o que foi construído com muito suor do casal e seus dois filhos: Alexandre e Pedro Ângelo. Além disso, as estórias deste goiano são de arrepiar: experiência de quem vive no meio da natureza como luzes na grama, entre as árvores e pedras, além de contar o causo do pai da floresta, o guardião do local que faz tremer os galhos de algumas árvores sem nenhum vento.

Histórias como essas é possível ouvir ao som estúpido das águas que beiram o local: bicas, nascentes, cachoeiras, piscinas naturais e chuveiro natural. Demócrito prefere ser chamado de guardião ao invés de dono do local. "Tudo o que você está vendo neste local foi reaproveitado da natureza, as trilhas, as torres, a casa, mesas, cadeiras, fogão de lenha, água, comida, enfim, tudo vêm desta terra onde vivemos", explica o guardião.

A entrevista de 50 minutos foi feita com gravador MP3 enquanto almoçava lentamente saboreando a típica comida goiana feita com muito carinho pelo comandante da cozinha Sr. Benedito dos Santos, um negro senhor com sorriso escondido pela máscara e a satisfação em receber mais um visitante.


No Cerrado rupestre foi possível caminhar e notar os campos verdes devido ao período de chuvas, várzeas, matas de galeria, fauna e flora aos seus olhos, sem ser por meio da TV em LCD. A Cachoeira de 45 metros de altura de queda proporciona um banho no mínimo terapêutico devido à experiência, além da gruta que é possível meditar ao som da queda d água. Moro em Brasília há quase 3 anos e esta é a segunda cachoeira que conheci no Centro-Oeste, um oásis de sentidos, em todos os sentidos.

Depois das trilhas é possível descansar na rústica construção de pedras e telhas com um mezanino repleto de redes esticadas para aquele aconchego. O Café na Chapa e a cachacinha de alambique foram o que mais marcou na degustação do local, além do feijão com arroz e galinha caipira do comandante Benedito.
 
Cachoeira do Rosário
reservas: 62. 9952-8515
Na apresentação deste post o aventureiro ganhará um desconto de 10% oferecido pelo guardião. Aproveitem, esse é o meu presente para vocês.www.cachoeiradorosario.pirenopolis.tur.br

Nenhum comentário:


Arquivo do blog