dezembro 02, 2010

Wikileaks: temor da revelação

A informação é o quarto poder!

Isso ninguém pode negar. Um poder tão forte quanto os outros três poderes: executivo, legislativo e judiciário, com a diferença que o quarto poder (informação) pode estremecer qualquer um  deles se não estiverem em sintonia entre eles. Quando o objetivo é alcançado e  as medidas adotadas não forem éticas e convencionais, o quarto poder ao saber pode estremecer o governo.

Hoje, o cenário das organizações mundiais demonstra o medo da revelação de documentos secretos, vídeos, dossiês, mensagens, gravações, ligações telefônicas e outros artifícios que comprovam a autenticidade de atrocidades para manter o governo, seja ele qual for. Qual seria a consequência da revelação de arquivos do passado?
Pelo site WikiLeaks é possível navegar e descobrir conversas comprometedoras entre diplomatas ao redor do mundo sobre a mais simples de todas as constatações: a verdade.

O governo americano confirmou ter pressionado a Amazon Web Service para que derrubasse o site WikiLeaks. O site ficou fora do ar por cerca de cinco horas. Com o corte, a página foi transferido para o servidor sueco Bahnhof.
Julian Assange, idealizador do site, demonstrou ironia ao saber que é procurado pela Interpol, a pedido da corte criminal de Estocolmo por estupro, assédio sexual e coerção ilegal. Assange nega os crimes e disse publicamente que as acusações fazem parte do grande complô para desmerecer seu trabalho e destruir o site.

A revista Times elogiou o trabalho de Assange. “Pode vir a ser uma importante ferramenta jornalística com o ato da liberdade de informação”, pronunciou.


O medo faz com que pessoas usem seus instintos e utilizem a pior das armas para denegrir quem está amedrontando. Sem dúvidas esse site vai fazer com que a caixa de pandora se torne aperitivo aos olhos mundiais.

Nenhum comentário:


Arquivo do blog