novembro 25, 2010

É hora de agir contra a Dengue

A Dengue é uma doença que ainda afeta milhares de brasileiros todos os anos. E para enfrentá-la a lição é clara: é preciso agir e adotar ações individuais ou coletivas que se transformem em rotinas diárias de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.

A prevenção começa em casa:

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje, remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Não acumule lixo. Mantenha os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Mantenha fechados os reservatórios de água e  lave-os periodicamente com água e sabão;
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;

- Jogue fora todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.

Depois de cuidar da sua casa, converse e ajude seus vizinhos. Se eles não tomarem as mesmas atitudes, podem comprometer  todos que moram por perto. Leve essas informação também para os colegas de trabalho, membros da sua igreja, familiares,  associação de bairro, grupos de idosos, de jovens, toda a comunidade.

E lembre-se! Se  você perceber grande quantidade de focos do mosquito, informe os órgãos responsáveis do seu município. Converse também com os agentes de saúde, troque idéias, participe das ações de combate à Dengue.

A situação da Dengue no Brasil


Segundo o Ministério da Saúde, até outubro de 2010 foram notificados 936.260 casos de Dengue clássica no país e registrados 592 óbitos. A situação se torna mais delicada quando se compara esses números aos de 2009: o número de casos de morte por dengue aumentou em 90% este ano.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 300 municípios, identifica risco de surto da doença em 15 deles: Ilhéus e Simões Filho (BA); Caicó, Ceará-Mirim, Mossoró e São Miguel (RN); Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta e Serra Talhada (PE); Rio Branco e Epitaciolância (AC); Porto Velho (RO) e Caetanópolis (MG). Outros 123 municípios encontram-se em situação de alerta.

O Ministério da Saúde oferece o site
www.combatadengue.com.br para mais  informações  sobre como agir para participar da convocação nacional de combate à dengue. Acesse o site.

Dengue: se você agir, podemos evitar.

Cuide da sua casa. Fale com seus vizinhos. Converse com a prefeitura.
Fonte:  Uma publicação do Ministério da Saúde desenvolvida pela Rede de Mobilização Social.

Nenhum comentário:


Arquivo do blog